Reator Enzimático Descontínuo, Controlado por Computador Edibon QREC
Preço sob consulta
O reator de enzima em lote controlado por computador "QREC" é uma unidade projetada para executar a reação de isomerização da glicose catalisada pela isomerase de glicose em um reator em lote. Esta unidade permite demonstrar cinética enzimática de lote e características enzimáticas.
O QREC é dividido em três seções principais: reator em lote agitado, trocador de calor de bobina e polarímetro.
A reação de isomerização ocorre dentro do reator descontínuo, onde um cesto fixo de catalisador imobiliza a enzima (catalisador biológico) e um agitador aumenta a eficiência da mistura. Este reator possui uma bobina através da qual a água quente circula para favorecer a reação. É feito de vidro para facilitar a visualização da reação. Um sensor de temperatura mede a temperatura no reator. Pode ser controlado com o controle PID através do software de controle. Este sensor de temperatura e um sensor de pH permitem estudar a influência das condições ambientais na atividade enzimática. A unidade permite ajustar o valor do pH adicionando soluções ácidas e básicas.
Um loop de amostragem contínuo acionado por uma bomba peristáltica retira um pequeno volume de solução do reator. Esta solução é transferida para o trocador de calor da bobina, onde é resfriado. Este trocador de calor é feito de material acrílico e vidro e inclui um agitador, um sensor de temperatura para medir a temperatura no trocador de calor e outro sensor para medir a temperatura da solução na saída do trocador de calor.
A solução fria passa através de um polarímetro, onde é medido o ângulo de rotação da luz polarizada. A partir desta medição, a concentração de glicose e frutose pode ser calculada.
Esta Unidade Controlada por Computador é fornecida com o Sistema de Controle de Computador EDIBON (SCADA) e inclui: A própria unidade + uma Caixa de Interface de Controle + um Quadro de Aquisição de Dados + Pacotes de Software de Controle de Computador, Aquisição de Dados e Gerenciamento de Dados, para controlar o processo e todos parâmetros envolvidos no processo.
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Estudo dos princípios dos reatores catalíticos em batelada.
2.- Estudo do tipo de enzima na atividade específica de um reator catalítico de batelada.
3.- Determinação da rotação óptica de frutose e glicose.
4.- Demonstração da lei de Biot.
5.- Estudo dos princípios da polarimetria.
6.- Determinação da concentração de glicose e frutose por polarimetria.
7.- Estudo da influência de diferentes variáveis (concentração da solução, temperatura da reação, pH da reação) na atividade enzimática.
8.- Determinação das constantes da equação da taxa de Michaelis-Menten em um reator enzimático descontínuo.
9.- Determinação da atividade específica da enzima através da equação de MichaelisMenten e plotagens de Lineweaver-Burke.
10.-Estudo dos princípios da cinética enzimática de batelada.
Possibilidades práticas adicionais:
11.-Calibração dos sensores.
Outras possibilidades a serem feitas com esta unidade:
12.-Muitos estudantes visualizam resultados simultaneamente.
Visualizar todos os resultados em tempo real na sala de aula por meio de um projetor ou um quadro branco eletrônico.
13.-Controle aberto, controle multicontrole e controle em tempo real.
Esta unidade permite intrinsecamente e / ou extrinsecamente alterar o alcance, ganhos; parâmetros proporcionais, integrais, derivados; etc, em tempo real.
14.-O sistema de controle de computador com controle SCADA e PID permite uma simulação industrial real.
15.-Esta unidade é totalmente segura, pois utiliza dispositivos de segurança mecânicos, elétricos e eletrônicos e de software.
16.-Esta unidade pode ser usada para fazer pesquisas aplicadas.
17.-Esta unidade pode ser usada para ministrar cursos de treinamento para indústrias, mesmo para outras instituições de ensino técnico.
18.-Controle do processo da unidade QREC através da caixa da interface de controle sem o computador.
19.-Visualização de todos os valores dos sensores utilizados no processo da unidade QREC.
- Ao usar o PLC-PI, mais 19 exercícios adicionais podem ser realizados.
- Vários outros exercícios podem ser feitos e projetados pelo usuário
ESPECIFICAÇÕES: